quinta-feira, 22 de março de 2012

ESTATUTO DA UFPE EM QUESTÃO

Reitor Anísio Brasileiro ratifica debate sobre o novo estatuto da UFPE


PDF Imprimir E-mail
O reitor Anísio Brasileiro retomou a campanha de divulgação interna do novo Estatuto da UFPE. Durante a cerimônia de posse da nova Diretoria do Centro de Educacão, na última quarta-feira (21), o reitor reafirmou o compromisso de construir, da maneira mais participativa possível, o novo Estatuto da instituição.
O reitor lembrou que desde a primeira reunião do Conselho Universitário na atual gestão, em novembro de 2011, deu início aos trabalhos de preparação do novo Estatuto, com a exposição da professora Tânia Bacelar sobre a situação sócio-econômica internacional, seus reflexos no Nordeste e o papel da universidade neste contexto. O reitor anunciou que, no próximo dia 28 de março, uma nova reunião do Conselho Universitário será realizada com foco na construção, com a participação de todos, do novo Estatuto da UFPE.
Nas próximas semanas, serão abertos espaços de discussão e divulgação sobre o novo Estatuto, incluindo uma página específica no site institucional.
COMPROMISSO SOCIAL – Segundo a exposição do reitor, “vamos continuar lutando para construir uma universidade comprometida socialmente. Precisamos garantir a escuta de todos, dos professores, técnicos administrativos e estudantes, sobretudo através das entidades que os representam”. O reitor chamou a atenção para o fato de que “muitas vezes, as críticas dos estudantes vêm carregadas pela energia da própria juventude, sempre na defesa das causas libertárias e comprometidas com os avanços da sociedade”.
Como pontos importantes do debate sobre o novo Estatuto, Anísio Brasileiro destacou a “necessidade de construir um modelo de gestão que seja efetivamente compartilhado”.
“Claro que haverá momentos em que pensaremos diferentes, mas isso acontecerá porque a diversidade é a maior riqueza de nossa instituição. No entanto, estamos certos de que encontraremos elos fundamentais que nos unirão. E as questões maiores, do ponto de vista da atual gestão são as mesmas de vários segmentos: capacidade de ousar, de transgredir, de inovar, de não conformismo com o existente”, afirmou o reitor.
Para Anísio Brasileiro, é fundamental dar um salto em defesa da universidade pública, gratuita, com compromisso social – com  um Estatuto que responda aos desafios dos nossos tempos, que garanta a ampla participação na tomada de decisão.
O reitor conclui afirmando que: “O futuro começa hoje, o futuro é agora. E só vamos conseguir esse  novo salto se levarmos em consideração a história da UFPE, na qual esse futuro está inscrito. O Estatuto de que precisamos só será possível se soubermos ouvir a todos”.

Fonte: ASCOM-UFPE. Acesso em 22 de março de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário