quarta-feira, 18 de abril de 2012

ESTATUTO DA UFPE: DO COMPROMISSO DE TODOS À RESPONSABILIDADE DE POUCOS? - A respeito da Carta disponibilizada pelo Professor Dr. Evson Malaquias - CE-UFPE

Prezados colegas,

fui indicado pelo meu departamento para representar o CE na comissão do Estatuto. Me senti bastante lisonjeado pela confiança depositada. Não tinha entendido bem o que seria isso. Achei que seria um mobilizador do CE para produção de saberes sobre o estatuto. Soube, também, que haveria uma votação por e-mail devido ao prazo estipulado pela reitoria. Em conversa com Daniel e outros, esclareceu-me o processo.
Fiquei preocupado: teremos um representante via Conselho Departamental para participarmos da Comissão da UFPE - foi  isso que eu entendi. Se for isso mesmo, não poderia me ausentar de explicitar publicamente minha opinião sobre o método e as consequencias políticas dessa escolha.
O Brasil quando saiu do regime militar - mas não do autoritarismo - convoucou-se a Assembléia Constituinte. O C Congresso Nacional n ão timha legitimidade para construir a nova constituição. Ora, o mesmo deveria ser feito aqui: o Conselho D epartamental não pode coordenar e comandar o processo, pois é ilegitimo. Imaginemos todos os Centros indicando seus representantes numa ordem autoritária (o nosso estatuto ainda é da ditadura). �¿?? um absurdo do ponto de vista da democracia. Não o é para quem pretende continuar controlando a Universidade pelo poder fálico da buricracia.
Os três segmentos foram impedidos de participarem do processo - nem sabem o que está acontecendo; os que sabem, nada podem fazer.
Excluir os estudantes, os servidores e os docentes do processo é um absurdo. Apenas aqueles que fazem parte do Conselho e da estrtura burocrática souberam do processo. O Método é autoritário e antidemocrático por consequencia. Escolher alguém para representar o CE na comissão da UFPE não é um detalhe: é uma escolha política fundamental, pois implica comopromisso político n uma perspectiva dada, uma concepção de universidade e sociedade, concepção de finalidade e papel da Universida de.
A direção do CE começou muito mau politicamente. Não me venha culpar os prazos da reitoria. A direção e o Conselho departamental fizeram escolhas políticas. Precisa ser criticada publicamente.

Retiro meu nome da lista indicada.

Proponho: discussão aberta e democrática com todos os tres segmentos e posteriormente escolhermos o representante do CE. Iniciando quinta-feira.

obroigado,

Evson Malaquias

Nenhum comentário:

Postar um comentário